MATRÍCULAS PARA O ANO LETIVO 2023/2024
Informam-se todos os encarregados de educação que está a decorrer o período de matrículas para o próximo ano letivo.
As matrículas e renovações de matrículas são da exclusiva responsabilidade dos Encarregados de Educação e feitas no Portal das Matrículas (https://portaldasmatriculas.edu.gov.pt/pmat/#/portal/home).
No caso dos pais e encarregados de educação não conseguirem efetuar a matrícula do seu educando autonomamente através do portal, podem solicitar auxílio aos serviços administrativos do agrupamento, agendando marcação para o efeito, através do telefone - 259959120.
Para mais informações sobre o processo de matrículas, pode consultar o manual do Encarregado de Educação no endereço
https://docescolas.dgeec.mec.pt/index.php/s/wfFwDrBC1YwI4EF.
Dada a especificidade das matrículas para os alunos que vão frequentar os 10º e 12º anos, os encarregados de educação destes alunos podem fazê-la na escola sede ou na escola do Pinhão, com o apoio dos respetivos diretores de turma, no dia 17 de julho e no seguinte horário: das 9.00h às 12.30h e das 14.00h às 16.30h.
Para o efeito, devem fazer-se acompanhar de:
- documento de identificação (cartão de cidadão) do aluno e do encarregado de educação
Entrega dos Kits digitais - 9º e 12º anos
Conforme previsto, os alunos que terminaram os 9º e 12º anos deverão devolver os kits digitais.
Estão definidas as seguintes datas para os alunos entregarem, na escola sede, os kits digitais:
Ano de escolaridade |
Hora |
Dia |
9.º ano |
9:00-12:30 e 14:00-16:30 |
10/7/2023 e 11/7/2023 |
12.º ano |
9:00-12:30 e 14:00-16:30 |
12/7/2023 |
Assim, devem ter em atenção, no ato da entrega, ao seguinte:
- Computador com carregador;
- Hotspot (no caso dos alunos do 12º ano) com respetivo cabo de carregamento;
- Cartão de ligação à internet (deverá estar inserido respetivo equipamento) com o respetivo envelope da operadora de telecomunicações;
- Mochila;
- Auscultadores.
Prazos e modo de candidatura aos apoios de Ação Social Escolar para o ano 2023/2024
Ano letivo 2023/2024 - Refeições escolares, livros de fichas, prolongamento de horário e transportes escolares
Alunos Educação Pré-Escolar e 1º CEB
Para usufruírem dos apoios da Ação Social Escolar - refeições escolares, livros de fichas, prolongamento de horário e transportes escolares - as crianças que irão frequentar a Educação Pré-Escolar e os alunos que irão frequentar o 1.º ciclo do Ensino Básico no ano letivo 2023/2024, deverão inscrever-se obrigatoriamente até ao dia 31 de julho.
As inscrições poderão ser realizadas online através dos seguintes formulários:
- Educação Pré-Escolar: https://bit.ly/preescolar2023-24
- 1º CEB: https://bit.ly/1ceb2023-24
Para efetuar a inscrição são necessários os seguintes documentos:
- Cartão de Cidadão da Criança
- Cartão de Cidadão do Encarregado de Educação
- Declaração da Segurança Social comprovativa do abono familiar (se estiverem posicionados nos Escalões 1 e 2).
Alunos do 5º ao 12º anos de escolaridade
Alunos 5º ano - pedido de transporte é realizado junto do/a Professor/a do 1º CEB no momento da matrícula.
Alunos do 6º ao 12º ano - inscrições até 31/07/2023 na plataforma GIAE (consulte as instruções no Guia de Candidatura).
Relembra-se, ainda, que todos os alunos que são transportados pelas empresas Rodonorte, Transportes Portugueses SA e Transdev Interior SA têm de proceder à entrega do passe escolar até 31/07/2023 (ou ao motorista ou nos Serviços Municipais de Educação).
As inscrições em todos os apoios de Ação Social Escolar poderão ser, também, realizadas presencialmente nos Serviços Municipais de Educação, na Avenida 25 de Abril, Alijó (junto ao Agrupamento de Escolas), das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.
Mais informações em: https://www.cm-alijo.pt/servicos/educacao/acao-social-escolar
Comunicado
Informa-se a comunidade educativa que nos termos do disposto no Decreto–Lei n.º 75/2008, de 22 de abril, tendo em consideração as alterações conferidas pelo Decreto–Lei n.º 137/2012, de 2 de julho, o Conselho Geral do Agrupamento de Escolas D. Sancho II, Alijó, deliberou, em 27 de março de 2023, por unanimidade (15 votos), a recondução no cargo de Diretor, do senhor professor Carlos Manuel Tavares Peixoto, para o quadriénio 2023/2027, iniciando-se o novo mandato a 16 de julho de 2023. A referida recondução foi publicada em Diário da República a 1 de junho de 2023 – Aviso (extrato) nº 10759/2023.
A Presidente do Conselho Geral: Carla Alexandra da Silva Cintra de Matos
Renovação de matrículas e Entrega das avaliações de 6º ano
As matrículas dos alunos que vão frequentar o 7º ano é feita pelos encarregados de educação, no portal das matrículas.
No entanto, devido à especificidade das matrículas para este ano de escolaridade, os encarregados de educação destes alunos podem fazê-lo na escola, com o apoio dos respetivos diretores de turma, no dia 26 de junho, no seguinte horário: das 9.00h às12.30h e das 14.00h às 16.30h.
Nesse mesmo dia, os Diretores de turma procederão à entrega das avaliações de final de ano.
TURMAS |
PROFESSORES |
SALAS |
DIA |
6ºA |
Manuela Cardoso / José Pinheiro |
D5 |
26 de junho
|
6ºB |
Arlete Novais / Sandra Vaz |
D7 |
|
6ºC |
Luciana Oliveira / Nuno Machado |
D8 |
|
6ºD |
Cristina Silva / Fernando Torrão |
D9 |
Para o efeito, os alunos e enc. ed. devem fazer-se acompanhar de:
-documentos de identificação do aluno e do encarregado de educação.
Devolução dos manuais escolares
Os manuais escolares usados no ano letivo de 2022/2023 devem ser devolvidos, durante as próximas semanas, na Escola Sede do Agrupamento / Escola do Pinhão.
Assim, foi definido o seguinte calendário para os encarregados de educação devolverem os respetivos manuais:
Datas de entrega dos manuais
Dia |
Ano de escolaridade |
Horário |
Obs. |
26 e 27 de junho |
6º ano |
9:00 às 12:00 horas 14:00 às 17:00 horas |
|
28 e 29 de junho |
5º ano |
9:00 às 12:00 horas 14:00 às 17:00 horas |
|
30 de junho e 3 de julho |
7º ano |
9:00 às 12:00 horas 14:00 às 17:00 horas |
|
4 e 5 de julho |
8º ano |
9:00 às 12:00 horas 14:00 às 17:00 horas |
|
6 e 7 de julho |
11ºano |
9:00 às 12:00 horas 14:00 às 17:00 horas |
Os alunos que realizam exames não entregam já os manuais dessas disciplinas. |
10 e 11 de julho |
9º ano |
9:00 às 12:00 horas 14:00 às 17:00 horas |
Os alunos que realizam exames não entregam já os manuais dessas disciplinas. |
12 de julho |
12º ano |
9:00 às 12:00 horas 14:00 às 17:00 horas |
Os alunos que realizam exames não entregam já os manuais dessas disciplinas. |
Recorda-se que:
- os manuais a devolver são os emprestados para o ano letivo de 2022/2023.
- devem ser apagados todos os registos que fizeram nos manuais e entregá-los limpos. Se os manuais não estiverem limpos e em condições de ser reutilizados por outro aluno, não serão aceites, ficará registada essa situação e, no próximo ano letivo, o aluno não receberá voucher para o manual correspondente a essa disciplina, pelo que terá de o adquirir.
- Os manuais devem ser devolvidos exclusivamente nas datas marcadas. Caso não o façam nestas datas, não serão aceites e o aluno não receberá vouchers para os manuais do próximo ano lectivo (isto é, os encarregados de educação terão de comprar os manuais no próximo ano letivo).
TRANSPORTES ESCOLARES - 26/06 a 14/07
AQUI se publicam os Transportes Escolares para os Exames Nacionais, EB1, Pré-Escolar e Cursos Profissionais de 26 de junho a 14 de julho.
"Pieces of History" Collection
Trabalho final produzido por alunos e professores inserido no projeto eTwinning "Pieces of History".
Concurso "Vê se sabes…”, Biblioteca Escolar
Ao longo do ano letivo, na Biblioteca Escolar da escola sede, desenrolou-se o concurso “Vê se sabes…”.
Este concurso pretendeu promover a vinda de alunos do segundo e terceiro ciclos a este espaço, reforçando a importância de hábitos de leitura, de estudo, de pesquisa…. E estimulando o gosto pelo conhecimento.
Todas as semanas era lançada uma pergunta de cultura geral, ou relacionada com as diferentes áreas disciplinares, de resposta curta, fácil e rápida. Os alunos com mais respostas certas submetidas venceriam o concurso.
A adesão foi bastante significativa, tendo sido registadas centenas de respostas provenientes de praticamente todas as turmas do 5º ao 11º anos.
No final, foram apurados os vencedores, tendo sido entregues os prémios no último dia de aulas, na Biblioteca Escolar, pelo Sr. Diretor.
VENCEDORES
1º LUGAR
Alícia Lino, nº1, 5ºC
2º LUGAR
Simão Alves, nº 19, 6ºB
3º LUGAR
Joana Alves, nº5, 6ºD
Filipa Fernandes, nº3, 6ºD
Menções honrosas
Margarida Furtado, nº 10, 6ºD
Mateus Gonçalves, nº 14, 6ºB
Íris Araújo, nº 8, 5ºC
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Entrega das avaliações finais de ano
Na próxima quinta feira (dia 22/6/2023), os diretores de turma receberão, presencialmente, os encarregados de educação para lhes entregarem os resultados finais dos seus alunos de 5º, 7º, 8º, 10º e 12º anos.
Os encarregados de educação de alunos da escola-sede serão recebidos em Alijó e os encarregados de educação de alunos da escola do Pinhão serão recebidos no Pinhão.
Para tal, foi definido o seguinte cronograma para os encarregados de educação serem recebidos pelos respetivos diretores de turma:
Data de entrega das avaliações final de ano
Dia |
Ano de escolaridade |
Horário |
Obs. |
22 de junho |
5º ano |
9:00 às 12:00 horas |
|
7º ano |
9:00 às 12:00 horas |
||
8º ano |
9:00 às 12:00 horas |
||
10º ano |
9:00 às 12:00 horas |
|
|
12º ano |
9:00 às 12:00 horas |
Obs.
1- As turmas de 6º, 9º e 11º anos, receberão as avaliações em data a definir e que coincidirá com a renovação de matrículas.
2- Os alunos da Escola do Pinhão receberão as avaliações conforme convocatória feita pelo coordenador do Estabelecimento.