Centro Qualifica de Alijó

Cartaz Qualifica

Clique aqui para mais informações

Versão para impressão
PDF
18
Jun

Hoje na História

Criado com o Padlet

Atividade realizada pelos alunos de 11.º e 12.º anos de Línguas e Humanidades, inserida no projeto eTwinning "Aqui, Há História - This is History... History is everywhere".

Versão para impressão
PDF
17
Jun

Cidadania e Desenvolvimento - 5ºB

A turma do 5 B participou com entusiasmo no projeto de Cidadania "Riscos". Para tal, contou com a colaboração preciosa da Sra. Psicóloga, Ana Luísa Pacheco. O jornal dos riscos foi um dos trabalhos desenvolvidos com a turma.

A turma do 5 B

imagem51

imagem52

imagem53

Versão para impressão
PDF
16
Jun

Desenvolvimento sustentável: exposição interdisciplinar - 8ºB

No âmbito do projeto interdisciplinar do oitavo ano, os alunos da turma B, tiveram a iniciativa de realizar uma exposição que visa essencialmente abordar a importância do Desenvolvimento Sustentável, dado que o seu principal objetivo é reduzir o impacte humano nos Ecossistemas e garantir a existência de recursos para as gerações futuras.

A ideia nasceu nas sessões do projeto "Mente Saudável" em articulação com a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento seguindo a missão, a visão e os valores da empresa espanhola Jeanologia sediada em Valencia, uma empresa inovadora e multicultural com mais de 20 anos de experiência no desenvolvimento de tecnologias sustentáveis e ecoeficientes a nível da indústria da ganga.

Com a colaboração da docente de Artes e Tradições, realizaram-se porta-chaves originais, procedendo-se, desta forma, à reciclagem da ganga.

Por sua vez, a docente de Ciências Naturais dos oitavos anos da Escola Sede contribuiu, do ponto de vista científico, para a exploração do tema. Os alunos elaboraram cartazes informativos, assim como maquetes únicas e exemplificativas. Todas as turmas de oitavo deram o seu contributo no âmbito desta disciplina.

A exposição interdisciplinar está a decorrer desde o dia nove de junho de 2021, no Átrio do Edifício Principal da Escola Sede, pelo que se convida toda a comunidade escolar a visitar.

 esp1 esp2
 aula  porta chaves
Versão para impressão
PDF
15
Jun

Compromisso Verde da Juventude

No dia 15 de junho, no Auditório Principal da Escola Sede, foi assinado o Compromisso Verde da Juventude do nosso Agrupamento com os delegados de turma do Ensino Secundário.

O Compromisso Verde da Juventude foi pensado com o objetivo de abranger o maior número de jovens possível, criando espaços de sensibilização, auscultação e discussão capazes de conduzir à adoção de medidas ambientalmente mais sustentáveis, tendo sempre as e os jovens como principais protagonistas destes processos. Pretende-se que as escolas com ensino secundário desenvolvam o seu próprio Compromisso Verde da Juventude, de acordo com a visão das e dos jovens que dela fazem parte, e envolvendo toda a comunidade escolar.

Após uma analise dos contributos de cada turma, foram selecionados um conjunto de compromissos que se adaptam à realidade e ao dia-a-dia da nossa escola, com ações concretas a desenvolver ao longo do próximo ano letivo.

Assumindo a nossa Escola a vontade de fazer parte deste Compromisso Verde, liderado pela juventude, comprometemo-nos a:

  • Semanalmente/Quinzenalmente cada turma, do 5º ao 12º ano, tem a responsabilidade de fazer uma recolha de lixo/limpeza da escola sede devidamente acompanhados por docentes da turma. No início do ano será efetuado um sorteio para elaborar o cronograma da atividade;
  • Divulgar na página da escola, no separador de Cidadania e Desenvolvimento artigos no âmbito da sustentabilidade. Cada turma irá escrever um artigo sobre os problemas ambientais, consequências assim como as possíveis soluções;
  • Criar grupos de jovens, para fazer campanhas de sensibilização nas aldeias à população mais idosa, sobre a importância da reciclagem. Esse mesmo grupo ajudaria essa população a fazer a recolha. Sugestão - criar folhetos para mais tarde distribuir pelas aldeias.
  • Criar grupos de alunos para promover uma ação de sensibilização, junto dos alunos do 2º ciclo sobre a sustentabilidade, realizando debates com intuito de consciencializar e incentivar a reciclar;
  • Promover e incentivar a reciclagem em ambiente sala de aula – equipando as salas de aula com ecopontos azuis e amarelos – colaboração RESINORTE;
  • No Dia da Terra criar um concurso SUSTENTABILIDADE, aberto a todos os ciclos (Objetivo – Exposição de projetos elaborados com material reciclado) _ escola em movimento;
  • Os delegados de turma irão entregar propostas de ações dirigidas ao Presidente do Município de Alijó e ao Diretor do Agrupamento que podem ser promovidas, por estas entidades com intuito de melhorar a Sustentabilidade do Concelho de Alijó e do Agrupamento.
A Coordenadora de Cidadania de Desenvolvimento do Agrupamento
Carla Peixoto

foto compromisso verde

Versão para impressão
PDF
14
Jun

Oferta de Escola - horário nº 45 - Lista de graduação

Encontra-se aqui a lista de graduação final da oferta de escola correspondente ao horário nº 45.

Versão para impressão
PDF
11
Jun

Resultados do Concurso "Desafio em Família - Dá cá o teu gesto que eu dou-te o meu!"

De 15 a 31 de maio de 2021, decorreu o concurso "Desafio em Família - Dá cá o teu gesto que eu dou-te o meu!" promovido pelo Agrupamento de Escolas D. Sancho II de Alijó, no âmbito da medida "Parentalidade Positiva" e pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Alijó. O concurso foi dirigido aos/às alunos/as e respetivas famílias do 1.º, 2.º, 3º ciclos do ensino básico.

Concluída a avaliação de todos os trabalhos, chegou a hora de divulgar os resultados do Concurso e revelar a identidade dos três primeiros classificados.

Os Vencedores são:

Martim Miranda Oliveira, 2º ano turma B – Escola Básica de Favaios – 1º Prémio

Pedro Francisco Vilela Rei, 1º ano turma A – Escola Básica de Vilar de Maçada - 2º Prémio

Rodrigo Veríssimo Meireles – 4º ano turma D – Escola Básica de Favaios – 3º Prémio

Todos os intervenientes estão de parabéns pela dedicação, empenho e entusiasmo demonstrado, bem como pelos excelentes trabalhos realizados. À Faurecia e à Companhia Turística do Douro que cederam o primeiro e segundo prémio agradecemos a sua participação e colaboração. Parabéns a todos ...

Versão para impressão
PDF
10
Jun

Olimpíadas do Turismo 2021

Uma imagem com texto

Descrição gerada automaticamenteUma imagem com pessoa

Descrição gerada automaticamente

No âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, alguns alunos do 9ºD participaram nas Olimpíadas do Turismo 2021. Os alunos Diogo Casimiro e Rodrigo Rodrigues alcançaram um excelente 5º lugar, entre mais de 225 equipas de alunos de todo o país. A competição, realizada totalmente online, contou com várias fases de apuramento, mas apenas 20 equipas ficaram apuradas para a fase final. Nesta fase, foi proposto aos alunos que fizessem um vídeo explicativo das suas ideias sobre a construção e implementação de um edifício turístico da sua região. Foi um desafio difícil, mas muito interessante. Parabéns a todos os participantes!

Plataformas online

giaeonline

Microsoft-Office1


EQAVET

EQAVET logo

Orçamento Participativo 2020

LOGO COR-03

Apresenta a tua proposta para o orçamento participativo 2020 na secretaria ou em https://opescolas.pt/candidaturas/candidaturas.html até ao dia 13 de março de 2020. Consulta o regulamento em https://opescolas.pt/regulamento/

Visita Virtual à Escola Sede

Visita

Visita virtual em 3D à Escola Básica e Secundária D. Sancho II, Alijó realizada pela aluna Margarida Ribeiro no Âmbito da disciplina de Aplicações Informáticas B.

ERASMUS project

logo2

Parentalidade Positiva

Parentalidade

Biblioteca Escolar Digital

Biblioteca Escolar Digital

SELO DE SEGURANÇA DIGITAL

Quem está em linha

Temos 570 visitantes em linha

Restaurante Pedagógico, Professor Mário Vaz

Restaurante Copy

PIICIE - Alijóeduca+

PIICIE