Dez

PROJETO DE PROMOÇÃO E EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE

A Organização Mundial de Saúde (OMS, 1998) define Educação para a Saúde como “qualquer combinação de experiências de aprendizagem que tenham por objetivo ajudar os indivíduos e as comunidades a melhorar a sua saúde, através do aumento dos conhecimentos ou influenciando as suas atitudes”1 2.

Neste sentido, uma Escola Promotora da Saúde (EPS) procura fortalecer sistematicamente a sua capacidade de criar um ambiente saudável para a aprendizagem, sendo um espaço em que todos os membros da comunidade escolar trabalham, em conjunto, para proporcionar aos alunos, professores e funcionários, experiências e estruturas integradas e positivas que promovam e protejam a saúde3.

Ainda segundo a OMS4, a EPS preocupa-se em desenvolver nos alunos e restante comunidade a capacidade de:
• cuidar de si e dos outros;
• tomar decisões saudáveis, e tendo controlo sobre as circunstâncias da vida;
• criar condições que conduzam à saúde (por meio de políticas, serviços, condições físicas / sociais);
• desenvolver competências para a equidade, a justiça social e o desenvolvimento sustentável;
• prevenir as principais causas de morte, doença e incapacidade: uso do tabaco, drogas e álcool, HIV / DST, má nutrição (sobre e subnutrição), sedentarismo, violência e lesões;
• influenciar comportamentos relacionados à saúde: conhecimentos, crenças, habilidades, atitudes, valores, de apoio.

Especificamente, procura-se junto da comunidade educativa a promoção de estilos de vida saudáveis através de uma dinâmica conjunta em áreas de saúde consideradas prioritárias pelo Ministério da Educação:
a) Alimentação e atividade física;
b) Prevenção do consumo de substâncias psicoativas;
c) Educação Sexual e Infeções Sexualmente Transmissíveis (IST);
d) Saúde mental e violência em meio escolar.

O projeto de Promoção e Educação para a Saúde do Agrupamento dispõe de um gabinete – Gabinete de Informação e Apoio (GIA), localizado no Bloco A da Escola sede, que se encontra em funcionamento no seguinte horário:

(Em atualização)

Na Escola Básica do Pinhão, o gabinete GIA funciona na mesma sala do gabinete GAA, no seguinte horário:

(Em atualização)

Neste espaço os alunos encontram profissionais que, num ambiente de abertura, segurança, anonimato e confidencialidade, podem responder às suas dúvidas e questões sobre todos os temas de educação para a saúde e, em particular, sobre Educação Sexual.

O Coordenador do Projeto PES, Carlos Peixoto

1 http://www.who.int/topics/health_education/en/ Acesso em 8 de agosto de 2014.
2 WHO (2012). Health Education: Theoretical Concepts, Effective Strategies and Core Competencies.
http://applications.emro.who.int/dsaf/EMRPUB_2012_EN_1362.pdf. Acesso em 20 de agosto de 2014
3 WHO (2009). Health Promoting Schools: A Framework for Action. WHO: Western Pacific Region
4 http://www.who.int/school_youth_health/gshi/hps/en/. Acesso em 8 de agosto de 2014.

Orçamento Participativo 2019

As propostas vencedoras foram:

Escola Básica e Secundária D. Sancho II

Escola Básica do Pinhão

Começa já a pensar nas propostas para 2020!