Centro Qualifica de Alijó

Cartaz Qualifica

Devido a um problema informático algumas inscrições foram perdidas. Assim, solicita-se aos interessados que procedam a uma nova inscrição.

Clique aqui para mais informações

Cartaz-A3

Versão para impressão
PDF
25
Nov

Formação em Contexto de Trabalho (FCT)

A Formação em Contexto de Trabalho (FCT) é um conjunto de atividades profissionais desenvolvidas sob coordenação e acompanhamento da escola, que visam a aquisição ou o desenvolvimento de competências técnicas, relacionais e organizacionais relevantes para o perfil de desempenho à saída do curso, devendo incluir em todas as modalidades, o desenvolvimento de aprendizagens significativas no âmbito da saúde e segurança no trabalho.
A FCT realiza-se em posto de trabalho em empresas, na escola ou noutras organizações sob a forma de experiências de trabalho por períodos de duração variável ao longo da formação, ou sob a forma de estágio.
Pode assumir, parcialmente, a forma de simulação de um conjunto de atividades profissionais relevantes para o perfil de saída do curso a desenvolver em condições similares à do contexto real de trabalho.

À Empresa/Entidade de acolhimento, caberá designar um Tutor para o efeito, o qual deverá reunir, para além da capacidade de relacionamento, uma boa formação na área em que o aluno realiza a formação e capacidade de liderança.

Direitos do aluno
1) Participar no processo avaliativo da FCT;
2) Ser tratado com respeito e urbanidade por todos os intervenientes do processo de FCT.
3) Ser informado sobre as normas de funcionamento dos materiais e equipamento utilizados na entidade acolhedora durante o período de formação;
4) Usufruir de um seguro e de condições adequadas de higiene e segurança no trabalho;
5) Receber subsídio de alimentação e transporte, conforme a legislação em vigor.

Deveres do aluno
1) Colaborar na elaboração do seu plano de trabalho;
2) Participar nas reuniões de acompanhamento e avaliação da FCT para que for convocado;
3) Cumprir, no que lhe compete, o seu plano de trabalho;
4) Respeitar a organização do trabalho na entidade de acolhimento e utilizar com zelo os bens, equipamentos e instalações da mesma; (Respeitar as Nomas de Higiene, Segurança e Saúde no
Trabalho)
5) Não utilizar, sem prévia autorização da entidade de acolhimento, a informação a que tiver acesso durante a FCT;
6) Tratar com respeito e urbanidade todos os intervenientes na FCT.
7) Ser assíduo, pontual;
8) Justificar as faltas perante o Diretor de Curso, o professor orientador e o tutor, de acordo com as normas internas da escola e da entidade de acolhimento;
9) Elaborar os relatórios intercalares e o relatório final da FCT, de acordo com o estabelecido no Regulamento interno da escola, devendo entregar uma cópia em formato digital, para arquivo.

Plataformas online

giaeonline

Microsoft-Office1


EQAVET

EQAVET logo

Orçamento Participativo 2020

LOGO COR-03

Apresenta a tua proposta para o orçamento participativo 2020 na secretaria ou em https://opescolas.pt/candidaturas/candidaturas.html até ao dia 13 de março de 2020. Consulta o regulamento em https://opescolas.pt/regulamento/

Visita Virtual à Escola Sede

Visita

Visita virtual em 3D à Escola Básica e Secundária D. Sancho II, Alijó realizada pela aluna Margarida Ribeiro no Âmbito da disciplina de Aplicações Informáticas B.

ERASMUS project

logo2

Parentalidade Positiva

Parentalidade

Biblioteca Escolar Digital

Biblioteca Escolar Digital

SELO DE SEGURANÇA DIGITAL

Quem está em linha

Temos 334 visitantes em linha

Restaurante Pedagógico, Professor Mário Vaz

Restaurante Copy