O Luís Cunha do 9ºB é Campeão Nacional de Corta-Mato Escolar!

Out

Parlamento dos Jovens

parlamento jovens

Sê um jovem parlamentar. Junta-te a nós

O Parlamento dos Jovens é uma iniciativa institucional da Assembleia da República que procura, todos os anos, mobilizar alunos do ensino secundário e do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico na discussão de questões cívicas e democráticas. O programa tem como objetivo a realização anual de duas Sessões Nacionais na Assembleia da República, uma destinada aos alunos do 2.º e 3.º ciclos e uma outra para os alunos do ensino secundário. A nossa escola tem vindo a participar nesta interessante iniciativa cujos objetivos passam por:

1.Educar para a cidadania, estimulando o gosto pela participação cívica e política.

2.Dar a conhecer a Assembleia da República, o significado do mandato parlamentar, as regras do debate parlamentar e o processo de decisão do Parlamento, enquanto órgão representativo de todos os cidadãos portugueses.

3.Promover o debate democrático, o respeito pela diversidade de opiniões e pelas regras de formação das decisões.

4.Incentivar a reflexão e o debate sobre um tema, definido anualmente.

5.Proporcionar a experiência de participação em processos eleitorais.

6.Estimular as capacidades de expressão e argumentação na defesa das ideias, com respeito pelos valores da tolerância e da formação da vontade da maioria.

7.Sublinhar a importância da sua contribuição para a resolução de questões que afetem o seu presente e o futuro individual e coletivo, fazendo ouvir as suas propostas junto dos órgãos do poder político.

Este ano a nossa escola irá participar no Parlamento dos Jovens, proporcionando aos alunos participantes uma experiência enriquecedora a nível pessoal e académico. Os temas em debate são “40 anos de Constituição da República Portuguesa. Os jovens e a Constituição: tens uma palavra a dizer! ”, para o Ensino Básico, e “ 40 anos de Constituição e do poder autárquico. A Constituição que temos, a Constituição que queremos: desafios ao poder local” para o ensino secundário. É habitual a presença na nossa escola de um deputado da Assembleia da República, que além de explicar o funcionamento deste órgão de soberania, responde ainda a questões relacionadas com os temas em debate.

As coordenadoras do programa do Parlamento dos Jovens desafiam-te a participar neste projeto, para que, em conjunto, façamos deste ano letivo, um ano de fortalecimento dos valores democráticos!

Coordenadora do Ensino Básico - Professora Cynthia Teixeira dos Santos Coelho

Coordenadora do Ensino Secundário - Professora Maria da Conceição Afonso Carneiro

Jornal Escolar - O Plátano

Consulta aqui as edições anteriores do Jornal Escolar - O Plátano