Centro Qualifica do Agrupamento de Escolas D. Sancho II, Alijó

O que é um Centro Qualifica?

O Centro Qualifica é um centro especializado em qualificação de adultos, vocacionado para a orientação e o encaminhamento para ofertas de educação e formação profissional de adultos que procuram uma certificação escolar ou profissional.
O Centro Qualifica é um serviço que tem por objetivo principal desenvolver:

• processos de informação e orientação com vista ao encaminhamento dos adultos para as ofertas de educação e formação mais adequadas;
  • processos de RVCC Escolar;
  • processos de RVCC Profissional.

Destinatários

• Adultos com idade igual ou superior a 18 anos
  • Excecionalmente, jovens que não se encontrem a frequentar modalidades de educação ou de formação e que não trabalhem.

Que serviços presta o Centro Qualifica?

Em conjunto com o adulto e de acordo com as suas condições, expectativas e competências, a equipa do Centro Qualifica orienta para o percurso mais adequado, que pode ocorrer através de uma das seguintes modalidades:

Para adultos que pretendem aumentar a escolaridade:

• RVCC Escolar (ver separador “RVCC Escolar”);
  • Curso EFA (Educação e Formação de Adultos): percurso flexível de formação, de duração variável, que permite o desenvolvimento de competências sociais, científicas e profissionais necessárias ao exercício de uma atividade profissional e simultaneamente a obtenção de um nível básico ou do nível secundário de educação;
  • Decreto-Lei 357/2007, de 29 de outubro, para adultos que tenham frequentado sem concluir planos de estudo já extintos (até seis disciplinas/ano);
  • Comissão de Avaliação e Certificação, que pode ser mobilizada sempre que um adulto apresente um percurso incompleto de qualificação, com certificações parciais obtidas em mais do que uma modalidade de educação e formação ou em processo de reconhecimento, validação e certificação de competências, com vista à obtenção de uma qualificação.

Para adultos que pretendem melhorar as qualificações profissionais:

• RVCC Profissional (ver separador “RVCC Profissional”);
  • Formações Modulares Certificadas: Unidades de Formação de Curta Duração (UFCD) ou Unidades de Competência (UC) com o objetivo de promover o acesso a qualificações, através de percursos flexíveis, modularizados e capitalizáveis, tendo por base os referenciais de competências e de formação associados às qualificações que integram o Catálogo Nacional de Qualificações (https://catalogo.anqep.gov.pt/);

Para (ex) emigrantes e imigrantes:

• Reconhecimento de títulos obtidos no estrangeiro: permite estabelecer a equivalência entre a qualificação obtida no país estrangeiro e uma qualificação de dupla certificação de nível de qualificação 2, 4 ou 5 do Quadro Nacional de Qualificações.

Para imigrantes:

• Português Língua de Acolhimento: destina-se a cidadãos estrangeiros/as residentes em Portugal, com idade igual ou superior a 16 anos, cuja língua materna não é a língua portuguesa e/ou que não detenham competências básicas, intermédias ou avançadas em língua portuguesa.