O Luís Cunha do 9ºB é Campeão Nacional de Corta-Mato Escolar!

Fev

Educação Musical

A música integra-se na Educação Estética a que todo o cidadão deve ter acesso.

A experiencia musical viva e criativa é a base de todas as aprendizagens.”

In “Programa de Educação Musical”

O Clube da Música é um projeto que pretende contribuir para o desenvolvimento harmonioso e global dos alunos através de uma articulação entre a escola, a família e a comunidade, no sentido de enriquecer o tempo livre dos mesmos, assim como prevenir situações de risco como o abandono, o absentismo, o insucesso escolar e a adoção de comportamentos de risco.

É um clube ocupacional do tempo livre dos alunos com o acompanhamento pedagógico, destinado prioritariamente a alunos do 2ºciclo, e eventualmente alunos com necessidades educativas especiais, dos restantes ciclos, que voluntariamente pretendam integrar-se num projeto lúdico artístico, que beneficia a psicomotricidade e a construção de uma personalidade equilibrada.

De acordo com as orientações curriculares da disciplina de Educação Musical, nomeadamente no que se refere aos seus objetivos gerais e tendo igualmente como referência o desenvolvimento de competências gerais ao nível do Projeto Educativo do Agrupamento (PEA), pretende-se dinamizar um espaço adequado à interpretação de diversas formas de expressão musical, vocal, corporal, tendo como base metodológica a respetiva disciplina, integração social, articulada com a dinâmica musical, estética e a criatividade.

A amplitude deste projeto torna-o transversal aos objetivos do PEA, nomeadamente nos domínios do “processo do ensino e da aprendizagem”; no “ processo de desenvolvimento social, afetivo, psicomotor ”; e na consciencialização da dimensão “ética e estética.

As competências artísticas – musicais desenvolvem-se, através de vários processos diversificados e estruturados, de acordo com o nível etário da população alvo.

As competências musicais na escolaridade básica têm, o seu enfoque na criança, contribuir para o desenvolvimento integral e harmonioso da personalidade dos alunos.

Como espaço polivalente (expressões vocais, instrumentais e corporais) o Clube da Música pretende ir ao encontro dos interesses, motivações e competências dos alunos e sobretudo ser um espaço de liberdade e bem estar onde os alunos possam exprimir-se e desenvolverem-se no âmbito dos objetivos definidos para este projeto.

Finalidades:

1.  Contribuir para a educação estética

2.  Desenvolver a capacidade de expressão e comunicação.

3.  Contribuir para a socialização e maturação psicológica.

4.  Sensibilizar para a preservação do património cultural.

Horário de Funcionamento:

Dias da semana