Erasmus+ "Short films for School and Europe"

MicrosoftTeams-image

O nosso Agrupamento, com a colaboração do Município de Alijó (https://www.facebook.com/1384530428459364/posts/3139823199596736/ ) foi o anfitrião de professores e alunos de escolas de Itália, Bélgica, Eslovénia e Lituânia, numa semana intensa de partilhas.

Cultura(s), gastronomia, paisagens, música, tradições, afetos: tudo isto vivido e partilhado de forma intensa e entusiasmada por parte dos mais de 50 elementos que interagiram, nos mais variados contextos, entre os dias 14 e 19 de novembro.

É difícil destacar um momento, aquele que poderia ter sido o ponto alto da semana, pois foram tantos os momentos de genuína e espontânea partilha, de expressão de emoções tão surpreendentes e inesperadas, como a de mergulhar os pés nas águas do Atlântico, (mesmo com temperaturas não muito convidativas, nesta altura do ano) pela primeira vez, e fazer sentir a todos à sua volta ser aquele um dos momentos da vida de alguém. Ou então assistir ao entusiasmo, que é difícil descrever por quaisquer outras palavras, quando um adulto que colhe uma laranja de uma pequena laranjeira, das tantas que ladeiam a estação ferroviária do Pinhão, e confessa, de lágrimas nos olhos, e com a mesma expressão de uma criança a quem é dado o primeiro rebuçado da sua vida, que é a primeira vez, nos seus cerca de 40 anos de vida, que come uma laranja fresca, retirada diretamente da árvore para alimento da sua alma.

Tanto mais poderia ser dito desta semana... "crushes" de adolescentes quase ao primeiro olhar, histerismo entusiasmo de quem não consegue esconder a felicidade emanada destes tantos momentos de interação, de descoberta, de partilha, de aprendizagem, de genuíno gosto em mostrar quem somos, como somos - todos tão diferentes, mas todos tão iguais, o que ficou mais do que evidente nos "discursos" finais, por parte dos professores representantes das delegações dos diferentes países, na hora da despedida, no momento do balanço, do abraço final.

Foi uma semana muito rica e diversificada, social e culturalmente, fruto de meses de trabalho/planeamento e preparação por parte de uma equipa de professores, coordenada pela Professora Mónica Carneiro, com a colaboração dos alunos da turma envolvida no projeto – 10ºA – do 11º ano, no que respeita a alguns momentos de animação, dos alunos dos cursos profissionais de Turismo e de Restaurante e Bar, na confeção e momento das refeições servidas no Restaurante Pedagógico da escola, que contaram com o patrocínio dos vinhos Anna Alonso, bem como da imprescindível colaboração do Município de Alijó no planeamento e deslocações para atividades em diversos pontos da região.

Tanto mais se poderia dizer, escrever, descrever sobre esta semana, mas tudo ficou registado, certamente, para a posteridade, nas memórias de quem a viveu.

PIICIE - Alijóeduca+

PIICIE