Visita de estudo a Vila Real

No dia 2 de maio, os alunos do 8º ano do Agrupamento de Escolas D.Sancho II de Alijó fizeram uma visita de estudo a Vila Real.

A hora de saída do Agrupamento foi às 10h00. Dois autocarros da empresa Rodonorte levaram 77 alunos e 5 professores. A viagem decorreu dentro da normalidade.

Ao chegarmos a Vila Real, dirigimo-nos à UTAD, onde assistimos a uma “aula” sobre o conto de José Saramago “O Conto da Ilha Desconhecida”, lecionada pelo professor Dr. Carlos Nogueira, este já tinha sido trabalhado nas aulas de português.

Esta sessão demorou mais de 1h, pelo que, de seguida fomos almoçar ao McDonalds onde a maioria optou por comer um Big Mac .

Pelas 14 horas, dirigimo-nos à Casa de Mateus, onde, em grupos de doze alunos, percorremos, na companhia de um guia, as diferentes salas, magnificas e cheias de detalhes valiosos. Um facto a salientar é que a família, dona da casa, continua a habitar parte da casa, que não está aberta ao público.  A família deve cumprir com a regra de habitar a casa dez semanas por ano. Neste momento, existem três sucessores ao património: a filha mais velha, a mais nova e a neta.

Posteriormente, fizemos uma visita aos espaços exteriores. Embelezavam esses espaços enormes jardins verdejantes em forma de labirinto, que mais pareciam um jogo. Árvores centenárias de diferentes feitios e tamanhos rodeavam a casa.

Por fim, contentes e mais enriquecidos pelo conhecimento adquirido, regressámos à nossa escola.

interior jadins

Orçamento Participativo 2022

Apresenta a tua proposta para o orçamento participativo 2022 na secretaria ou em https://opescolas.pt/candidaturas/candidaturas.html até ao dia 13 de março de 2022. Consulta o regulamento em https://opescolas.pt/regulamento/

PIICIE - Alijóeduca+