Notícias principais
Vocacional em Vila Real
No dia 17 de abril, o curso Douro Vocacional A do agrupamento de escolas D. Sancho II, Alijó, visitou a cidade de Vila Real. De manhã, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o regimento de infantaria n.º 13, visitando as instalações e explorando as novas viaturas blindadas Pandur, e de visitar o Solar de Mateus e os seus magníficos jardins ao estilo clássico. De tarde, os alunos exploraram os parques e jardins da cidade, através de um passeio pedestre pelo Parque Urbano do Corgo e pelo Jardim da Carreira, terminando o dia com um passeio pela Avenida Carvalho Araújo, onde se contemplou os pontos históricos mais significativos como o pelourinho, a sé e a casa onde nasceu o navegador Diogo Cão.
A adesão dos alunos foi muito positiva, tendo a atividade possibilitado aprofundar matérias lecionadas nas aulas de Jardinagem e de História, bem como proporcionado momentos de convívio entre todos.
![]() |
![]() |
Sessão de Teatro
No passado dia 8 de abril, pelas 10h40, as turmas dos 9º e 10º anos , assim como a turma do Ensino Profissional do 1º ano, deslocaram-se ao Teatro de Favaios para assistirem à representação da peça "Auto da Barca do Inferno" pela Companhia Filandorra.
Foi um espetáculo recheado de animação, tendo os alunos manifestado muita atenção no desenrolar da ação. No final, as críticas foram bastante positivas, pelo que esta atividade certamente ajudou a uma melhor compreensão global desta obra intemporal.
Dely & Doce ae
O Agrupamento de Escolas D. Sancho II, Alijó, participa pelo 4º ano consecutivo no programa A Empresa, cujo objetivo é incutir e desenvolver o espírito de empreendedorismo nos nossos alunos. Este ano a participação conta com os alunos da turma do Curso Profissional de Comércio de 2º ano (Marco Paulo, Rafaela Rebelo, Cristiana Teixeira, Hélder Borges, Daniel Rodrigues e Bruno Martins), acompanhada e orientada pelos professores Ana Cristina Monteiro e António Mansilha. O projeto escolhido foi a Criação de uma Miniempresa, associada à organização JAP (Junior Achivement Portugal), fundação sem fins lucrativos empenhada no desenvolvimento de Programas Educativos de negócios e economia para jovens. Os alunos, este ano, apostam numa empresa “doce” e tradicional, que visa produzir e comercializar artigos da nossa região, apostando essencialmente em produtos naturais (chás, bolos de receitas tradicionais, compotas e geleias e frutos secos), com um toque de ternura e requinte. O projeto conta com um elevado nível de empenho e motivação de todos os envolvidos que acreditaram levar esta empresa à Feira Ilimitada em Vila Real, no Dolce Vita. Este objectivo foi cumprido, uma vez que a empresa foi uma das quinze selecionadas para estar presente neste evento no próximo dia 24 de abril. Este projeto contou, mais uma vez, com o apoio incondicional da direção do Agrupamento de Escolas D. Sancho II, Alijó.
Clube Europeu - atividades do 2.º período
Os membros do clube europeu têm realizado trabalhos lindíssimos, sendo prova disso os calendários que distribuíram pela escola, neste segundo período, estampados com desenhos alusivos à Europa, dentro de várias temáticas como a paz, a união e a interajuda entre povos.
Os alunos planificaram postais de S. Valentim e elaboraram-nos em cartolina, escrevendo no seu interior mensagens em diferentes línguas europeias. Pesquisaram, também, sobre tradições de carnaval nas diferentes regiões europeias, passando em seguida à criação de um cartaz, que se encontra afixado na sala do clube. Após estas atividades passaram à decoração de ovos da Páscoa com as cores das diferentes bandeiras dos países da União Europeia.
Aqui ficam algumas fotos dos trabalhos realizados.
![]() |
![]() |
Visita de estudo à cidade romana de Tongobriga, Museu Amadeo de Souza Cardoso e centro histórico de Amarante
Nos dias 13 e 26 de fevereiro, as turmas do 9.º ano realizaram uma visita de estudo ao Museu Amadeo de Souza Cardoso e ao Centro Histórico de Amarante e no dia 3 de março, o grupo associava a turma de 9º ano da Escola Básica do Pinhão com as turmas de 10º, 11º e 12º do curso de Línguas e Humanidades e realizou uma visita de estudo a Tongobriga, em Marco de Canaveses, Museu Amadeo de Souza Cardoso e centro histórico de Amarante, cumprindo o planificado pelo Grupo de História, integrado no Plano de Atividades.
A atividade iniciou-se com a visita pela cidade romana de Tongobriga: usando a imaginação e a partir das explicações do guia todos passeámos pelo fórum, pelas ruas, entrámos nas domus, nas termas e apreciámos a técnica e o requinte de um povo muito evoluído para o seu tempo.
Como o programa era muito preenchido, o almoço teve de ser rápido e de farnel, nas margens do rio Tâmega. Começou assim o usufruto da beleza de Amarante, que continuou a partir da visita guiada ao seu centro histórico, com destaque para a Igreja de S. Gonçalo: aí, tivemos até a sorte de assistir a um curto ensaio de música tocada no imponente órgão! Terminou-se a visita no Museu, que associa a recuperação de um extraordinário edifício antigo com a apresentação de obras modernistas, com justa valorização das pinturas de Amadeo. Os alunos colocaram perguntas, mostraram interesse e satisfação relativamente à atividade em que estiveram envolvidos; como sempre cumpriram horários e o seu comportamento mereceu mesmo um forte elogio das responsáveis pela visita em Amarante, do que se conclui mais uma vez que estas atividades merecem ser continuadas.
![]() |