Jovens Promotores de Saúde

Os alunos do 3º ano do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde representantes do Projeto “Jovens Promotores de Saúde” (JPS) de Alijó, dinamizado pelo Departamento de Educação para a Saúde da Liga Portuguesa Contra o Cancro - Núcleo Regional do Norte, realizaram uma sessão com o objetivo de fazer a divulgação à Comunidade das atividades realizadas no âmbito deste Projeto. A sessão realizada, no dia 18 de janeiro, apresentou o trabalho desenvolvido pelos JPS ao longo dos três anos de implementação do Projeto que se iniciou em 2021 e envolveu as diversas atividades idealizadas pelos protagonistas, junto da comunidade escolar e comunitária em prol da divulgação e promoção da saúde e na luta contra o cancro.

Quais os objetivos do projeto JPS?

• Capacitar os jovens, numa lógica de educação pelos pares, para as práticas de saúde.

• Dotar os jovens de competências para desenvolverem, de forma autónoma, atividades de educação para a saúde em contexto escolar.

• Aumentar a literacia em saúde, promovendo a adoção de comportamentos saudáveis.

Quais objetivos enquanto JPS de Alijó?

• Apresentar e alertar a comunidade para importância para a prevenção do cancro.

• Dar a conhecer o código Europeu Contra o Cancro

• Alertar para os fatores de risco potenciadores do desenvolvimento de cancro

• Alertar a importância para um estilo de vida saudável

As Atividades realizadas:

• Divulgação do "Código Europeu Contra o Cancro" - População

• “O que é o cancro, tratamentos e prevenção? -

• Comemoração do "Dia Mundial da lavagem das mãos" – alunos do 1º Ciclo

• "Influência de grupo" – Alunos do 9º e 10º anos

• Participação no 21º Fórum dos Jovens Promotores de Saúde

Após a receção dos participantes o Diretor do agrupamento Prof. Carlos Peixoto efetuou uma pequena introdução acerca deste projeto iniciado em 2021 tendo-se congratulado pela presença dos representantes das entidades presentes e pelo interesse dos pais e encarregados de educação dos alunos em conhecer e apoiar os alunos que têm vido a implementar as atividades no âmbito do JPS. Terminou expressando palavras de agradecimento pela presença de todos os participantes.

Os JPS iniciaram a sua apresentação dinamizando uma pequena interação o “Quebra gelo” em que solicitaram aos presentes a sua apresentação e que se adjetivassem com uma

palavra começada pela inicial do seu nome. No decorrer da sessão foi apresentado um vídeo com as atividades realizadas e os JPS acrescentaram explicações do processo de preparação e de realização das atividades. Assim, ao longo do projeto as atividades foram direcionadas a diferentes públicos-alvo, desde alunos do primeiro ciclo ao secundário bem como à população.

Na sessão estiveram presentes representantes da Comunidade Escolar, Autarquia, Pais e Encarregados de Educação dos JPS e entidades parceiras do Agrupamento - Santa Casa da Misericórdia e da sua Unidade de Cuidados Continuados, Grupo Social Recreativo Cultural e Desportivo de Favaios, Associação Cultural e Social de Sanfins do Douro, onde os JPS efetuaram a Formação em Contexto de Trabalho do curso que se encontram a frequentar – Dra. Cristiana Fonseca e Dra. Patrícia Pinto, Coordenadora e Psicóloga respetivamente, da Liga Portuguesa Contra o Cancro - Núcleo Regional do Norte.

No final da sessão os participantes foram convidados a usufruir de um pequeno lanche, com alimentos saudáveis, preparado pelos alunos, professoras da turma e colegas do Curso de Técnico de Turismo.

Os JPS agradecem a participação de todos os intervenientes nesta sessão de divulgação do seu trabalho/percurso enquanto Jovens Promotores de Saúde.