No dia 15 de novembro, pelas 17 horas, os alunos da turma 6.º B deslocaram-se à Junta de Freguesia de Favaios para entrevistar o seu Presidente, Raffaele Batista, no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, onde se encontram a trabalhar o tema “Democracia e Instituições Políticas”. A iniciativa permitiu aos alunos compreender melhor o funcionamento das instituições locais e o papel dos órgãos autárquicos na vida da comunidade.
Recebidos com grande simpatia, os alunos começaram por felicitar o autarca pela sua recente reeleição. O Sr. Presidente agradeceu o gesto e afirmou ter recebido “com agrado” e sentido de responsabilidade a confiança renovada dos eleitores, destacando que este resultado representa um voto de confiança e reconhecimento do trabalho realizado nos últimos oito anos.
Ao longo da conversa, enumerou algumas das principais conquistas dos seus anteriores mandatos, entre elas a melhoria do polivalente, a requalificação da rua de acesso às padarias e de algumas estradas deterioradas. Admitiu, contudo, que “alguns projetos ficaram por realizar, um deles muito importante”: o loteamento de um terreno para construção, o que permitiria à Junta realizar capital, mas também atrair e/ou fixar jovens na Freguesia, através da aquisição de terrenos a preço mais controlado.
Questionado sobre o que mais aprecia no exercício do cargo, destacou o contacto direto com as pessoas e a possibilidade de resolver os problemas do dia a dia da comunidade.
Partilhou também as prioridades para o terceiro mandato, nas quais se incluem o avançar com o loteamento para a criação de mais oportunidades para os jovens e a garantia de “uma renda extra” para financiar outros projetos. Mantêm-se o incentivo à natalidade, o respeito e a promoção de atividades para a população sénior e a preocupação com o bem-estar de todos.
Quando questionado sobre os valores e princípios que orientam a sua atuação e a escolha da sua equipa, sublinhou que valoriza a confiança, o respeito pela comunidade, o espírito de serviço público e o amor à Freguesia. Aproveitou também para deixar uma mensagem aos mais novos, incentivando-os a envolverem-se na vida cívica: “A política não é um bicho de sete cabeças…se formos todos de bem, a política traz-nos muito orgulho e muito prazer.”
No final da entrevista, partilhou a sua visão para o futuro de Favaios, desejando que, dentro de dez anos, a freguesia esteja “mais desenvolvida e com muito mais pessoas porque se não houver pessoas, o interior, estas aldeias, perdem o seu interesse e muita da essência de Portugal”.
Deixou ainda uma mensagem de esperança aos seus eleitores e agradeceu a confiança e força para enfrentar estes próximos quatro anos, comprometendo-se a tudo fazer para executar todos os projetos previstos.
A entrevista terminou com palavras de agradecimento por parte dos alunos, que destacaram ter sido uma experiência muito enriquecedora para melhor compreender o funcionamento das instituições políticas locais e a sua importância na comunidade.
O Agrupamento agradece ao Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Favaios a disponibilidade e o acolhimento, e felicita os alunos do 6.º B pela iniciativa e interesse demonstrados.











