No âmbito da colaboração entre a Direção-Geral da Educação (DGE) e o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), num conjunto de iniciativas promotoras do bem-estar das crianças e jovens, divulga-se o Programa Cuida-te + e os seus serviços que se dirigem a quaisquer jovens dos 12 aos 25 anos e que visam a promoção da saúde juvenil e os estilos de vida saudáveis, em particular a saúde mental, a alimentação, a atividade física e desportiva, os comportamentos aditivos e a saúde sexual e reprodutiva. O foco de intervenção é a promoção da saúde juvenil, numa ótica preventiva, e não dirigido ao trabalho de patologias já instaladas. É um serviço gratuito e centrado na autodeterminação dos jovens face à sua saúde. O programa Cuida-te+ e os seus serviços podem ser uma mais-valia para todos os/as jovens, pelo seu caráter abrangente, diversificado, especializado, gratuito e confidencial.

A música é um ótimo veículo para permitir aflorar as emoções e melhorar o autoconhecimento e o conhecimento sobre os outros. Através da música, podemos identificar as nossas emoções, classificá-las e regulá-las. Também através da música podemos perceber o estado de espírito dos outros, partilhando as suas expressões e as nossas perceções. Porém, a música pode favorecer a nossa saúde pelo facto de libertar à corrente sanguínea endorfinas, que proporcionam bem-estar, ou adrenalina, que incita à movimentação e à expressão das tensões.

Desde 2020 que o Programa cuida-te, promovido pelo IPDJ, I.P, conta com a Solsef, entidade responsável por promover a Educação para a Saúde através da Música , rumando de norte a sul de Portugal, para dinamizar sessões em escolas com jovens dos 12 aos 25 anos.

A nossa escola teve o prazer de poder contar com um magnífico e produtivo momento, dinamizado com a turma de 12º ano do ensino profissional. O objetivo desta sessão foi levar os alunos a compreender e a gerir melhor as suas emoções , a refletir sobre o que é o bem-estar emocional e a importância de hábitos que mantenham a nossa mente e corpo são, tendo a música como principal ferramenta.

Foi uma manhã muito enriquecedora e do agrado de todos, pelo que aconselhamos a repetição da atividade para que mais jovens possam usufruir do momento.